Picos/PI como Maior Núcleo da Família Luz no Brasil



Introdução

Ao escrever este livro sobre a Genealogia da Família LUZ, não poderia deixar de enfocar alguns aspectos do município de Picos _ Piauí, no Brasil, por considerá-lo como maior Núcleo da Família LUZ, uma vez que por aqui começa toda nossa história descendencial, a qual consegui pesquisar e documentar para a posteridade.


Muito já se escreveu sobre esse município, tanto historiadores como pesquisadores, e até mesmo tem sido cantado em verso e prosa por alguns dos seus filhos. Mesmo assim, ainda se observam muitas informações difusas e dados incompletos, estando a requerer que alguém pudesse restabelecer a história de Picos de maneira mais completa e de forma indelével, desde os tempos mais remotos até os nossos dias, permanecendo através dos tempos para sempre.


O município de Picos está situado no centro-leste do Piauí, conforme se observa no Mapa-Múndi, de toda a superfície da terra, com destaque do Brasil e depois do Piauí e identificação deste município, mapa na página seguinte, representando um dos principais municípios do Estado, pois já serviu, inclusive, de "município modelo" para todo o Piauí.


Entretanto, buscando a Documentação sobre sua existência, Picos ainda deixa muito a desejar em termos de registros dos diversos segmentos no decorrer do tempo, havendo uma carência enorme sobre todos os seus aspectos históricos, geográficos, econômicos, sociais e culturais, desde suas origens, que não estão bem delineadas e os antecedentes do que comumente se conhece ainda não foram bem esclarecidos, passando pelas diversas fases evolutivas de sua história, até os dias atuais, faltando séries históricas seqüenciais mais especificadas no tempo e no espaço, para ensejar melhores condições de análises e interpretações de seus fatos.


Aqui não se pretende fazer isso, pois o nosso objetivo maior é indicar apenas um perfil resumido sobre Picos, como Cidade com maior Núcleo da Família LUZ, para maior apoio ao aspecto Genealógico.


Faz-se, todavia, um apelo para que algum de seus filhos mais ilustres possa resgatar toda essa gama de historicidade de Picos, que ainda está por ser escrita, e documentar os fatos, de maneira mais completa e indelével, para as gerações do futuro. A história completa e documentada de forma permanente e duradoura é o meio de sustentação de qualquer memória entre o Céu e a Terra.


No primeiro centenário de Picos, um de seus filhos ilustres, Helvídio Nunes de Barros, externava a seguinte assertiva: "Pobres daqueles porém, que não conhecem o passado, que não se inspiram no passado, que não respeitam o passado, que não aprendem com o passado, que não têm memória, que não cultuam o passado. Triste do povo que não tem memória, que não tem passado".



Picos/PI - Aspectos Históricos
Picos/PI - Aspectos Geográficos
Picos/PI - Aspectos Econômicos
Picos/PI - Aspectos Sociais e Culturais
Picos/PI - Governo e Administração