Sobrenome e Brasão


Alguns historiadores relacionam o uso de emblemas ou símbolos com as Cruzadas; outros acreditam que a origem é ainda mais antiga. Sua origem pode ser hieroglífica. Os primeiros de que se tem conhecimento foram de natureza religiosa e indicativos de profissão, pois eram gravados nos túmulos das pessoas.


O certo é que o uso regulamentado dos emblemas ou símbolos heráldicos só veio a se efetivar na Idade Média, com a finalidade de diferenciar os cavaleiros em suas intermináveis guerras e em torneios.


Na Europa da Idade Média, em meio a diversas batalhas, era difícil distinguir um amigo de um inimigo, já que os cavaleiros estavam quase sempre cobertos da cabeça aos pés por armaduras. Dessa forma, cada combatente costumava decorar seu escudo e sua túnica com um distintivo único, que o diferenciava dos demais, surgindo efetivamente a heráldica. Esse nome provém do inglês, "heralds", que eram os homens encarregados pelos reis de desenhar os brasões.


A heráldica utiliza os termos Brasão e Armas como sendo termos de igual valor e significam o conjunto de insígnias hereditárias, compostas de figuras e atributos determinados, concedidos por príncipes e reis em recompensa por serviços relevantes, podendo indicar ainda marca ou distintivo de linhagem premiada.


Inicialmente, as armas de um cavaleiro eram individuais, representando o mesmo, bem como as terras que possuía e a sua vassalagem. Cada um se encarregava de preparar as suas próprias armas.


Depois, essas armas passaram a ser concedidas diretamente pelo rei, como recompensa pelos serviços ou atos de bravura de seus cavaleiros, acompanhando geralmente a doação de terras.


Só a partir do século XII, essa forma de identificação pessoal por meio do brasão passou a ser hereditária e, como era uma deferência real, assumiu o caráter de nobreza da família. O brasão sempre foi pintado em cores fortes e utilizando ícones significativos como a Torre, símbolo de poder, ou o Leão, que representava grandeza e coragem.


O Brasão era a marca registrada da elite. Os nobres da Idade Média tinham o brasão como sinal exterior de nobreza tão invejado quanto hoje com relação aos que podem ter uma Ferrari do último modelo.


Na Europa, sobretudo em Portugal, era tradicional as Famílias, à medida que iam enriquecendo, conquistar títulos de nobreza junto aos Reis e Autoridades constituídas, definindo-se as suas Armas/Brasões e quase sempre sendo esses benefícios estendidos aos descendentes.


Assim, surgiram os brasões de família, com inúmeras famílias de origem européia com seus brasões registrados em antigos livros de armas, facilitando hoje a descoberta da procedência de um sobrenome. Juntamente com o Brasão vem o Histórico do Sobrenome, relatando a sua origem e pessoas que o obtiveram, no decorrer do tempo, por algum motivo justificável.


Nas pesquisas realizadas sobre a origem do Sobrenome LUZ, com Brasão e Histórico respectivos, foram identificadas origens tanto na Espanha como em Portugal, com históricos e brasões diferentes, e mesmo nesse último país são mencionadas pessoas diferentes, como sendo a primeira pessoa que deu origem ao Brasão de Sobrenome LUZ.


Este fato é por demais natural e conhecido na heráldica, uma vez que um Sobrenome pode ter mais de uma pessoa que obteve Brasão por algum motivo justificado.


As versões que se conseguiu identificar na pesquisa, a respeito do Sobrenome LUZ, estão apresentadas em seguida: