Ligações da Família Luz com outras Famílias

Como é natural em qualquer família, as pessoas da Família LUZ casam-se com pessoas da própria família e com pessoas de outras famílias. Nesse caso, alargando laços mais estreitos de ligação familiar, incrementando o relacionamento mais afetivo e a troca de experiências com essas outras famílias.


No que se pesquisou sobre os casamentos da Família LUZ, observou-se que havia uma grande preferência por parte dos familiares, sobretudo dos pais, que os filhos pudessem casar com pessoas da própria Família LUZ, especialmente nas famílias mais antigas, quando os pais exerciam maior influência na escolha do cônjuge, sem que essa situação tenha trazido maiores problemas de saúde na descendência resultante dos casamentos entre tios e sobrinhas, primos e primas, etc.


Só mais recente é que se vem observando que as pessoas têm procurado casar-se mais fora da Família LUZ sobretudo, aquelas que estão morando em centros citadinos mais desenvolvidos.


Nos casamentos realizados com pessoas de outras famílias, há naturalmente uma troca de tradições, de hábitos e de costumes, de experiências e de conhecimentos, resultando quase sempre em mudanças nas condições de vida e nos aspectos culturais e sociais


Essas alterações resultantes podem, algumas vezes, contribuir significativamente na melhoria do grau de aculturação das pessoas da Família LUZ e, em outros casos, essa contribuição é negativa, em virtude do nível cultural mais baixo de algumas outras famílias.


O Sobrenome LUZ geralmente aparece no final do nome da pessoa. Algumas famílias adotaram o Sobrenome Luz como extensão natural, apresentando-se como de forma composta, tais como Araújo Luz, Benvindo da Luz, Claro da Luz, Evêncio da Luz, Teotônio da Luz, etc.


Neste livro aparecem várias pessoas descendentes em linha direta da Família LUZ e que já não mais conservam o Sobrenome Luz, em virtude, especialmente, das mulheres que, em alguns casos, nem mesmo receberam o Sobrenome Luz dos pais, e ainda em outros casos, quando do casamento, geralmente desprezaram o Sobrenome Luz e passaram a adotar o nome de família do esposo, resultando em toda uma descendência sem o Sobrenome Luz.


É importante que toda a Família LUZ procure conservar o Sobrenome Luz através dos tempos, em cada geração, sobretudo as mulheres, ao nascerem e ao se casarem, responsabilidade maior também dos pais em orientar os filhos nesse sentido, pois conservar o Sobrenome Luz será sempre procurar preservar essa Luz que jamais deverá se apagar no ofuscado e incerto futuro das gerações. A Luz do Espírito Santo, a Luz de Deus, a Luz da nossa família deve permanecer com a família, iluminando os caminhos de nossas vidas para sempre.


Em seguida, estão apresentados Relação com 261 Outras Famílias ligadas com a Família LUZ pelo casamento e logo depois gráfico ilustrativo das vinculações da Família LUZ com essas Outras Famílias, na página 200, indicando o permanente processo de interação existente no sentido Família LUZ em direção às Outras Famílias e vice-versa:



Relação de Outras Famílias ligadas com a Família Luz